Projecto RADIONOMADA. Uma viagem. Uma caminhada em rádio-mapa

O Projeto RADIONÔMADA é uma paisagem rádio-mapa, que consistiu em uma caminhada de 38 dias pelo interior da Península Ibérica entre Barcelona e Porto e na criação de um rádio-mapa: uma estação de rádio digital com transmissão ao vivo e com interface gráfica de mapa com rastro e geolocalização sobre a plataforma do Google Maps. Trata-se de um projeto artístico de mapeamento geosonoro da narrativa das rádios locais e do comportamento das ondas de rádio durante sua propagação no espaço em relação à paisagem geográfica dos territórios; tendo, a caminhada como processo cartográfico e o rádio como instrumento coletivo de desenho e modulação de mapa.

O projeto teve duas faces simultâneas e relacionadas. Uma das faces foi a caminhada pelos caminhos, estradas, pueblos (os espanhóis chamam de pueblo o que os portugueses chamam de aldeia, ou seja, complexos urbanos menores que uma vila) vilas, aldeias e cidades espanholas e portuguesas, com uma mochila equipada com um rádio analógico e uma antena auxiliar, própria para a faixa FM, capturando as emissões das rádios locais por onde passou nosso percurso. A outra face do projeto consistiu em retransmitir via streaming, ou seja, ao vivo pela internet, o áudio das emissoras locais captado pelo rádio analógico que levamos na mochila. O áudio do rádio analógico foi digitalizado e enviado em tempo real para www.radionomade.art o sítio criado na internet para hospedar o rádio-mapa. A interface gráfica relacionou o som transmitido ao lugar correspondente no mapa. A programação do rádio-mapa do Projeto RADIONÔMADA foi uma programação aleatória, resultado da re-transmissão da programação musical das rádios locais pelas quais passamos. Uma colagem sonora composta, ao acaso, pelo encontro com as pessoas e as antenas de transmissão em FM. Falamos de programação aleatória porque a sintonia das rádios que retransmitimos foi determinada pelo percurso na medida que nos afastávamos de uma antena emissora e nos aproximávamos de outra. A programação do rádio-mapa, é uma paisagem sonora composta pelo caminho e os acidentes geográficos do caminho.

RADIONÔMADA é a paisagem da experiência geográfica e sonora do território, uma paisagem modulada pela interação do fluxo das ondas de rádio na geografia do território. As ondas de rádio modelando a paisagem, pela desordem sonora dos relevos geográficos.

RADIONÔMADA é sobre a propagação do som no espaço em relação ao homem e à paisagem.

Rodrigo Paglieri
2019

http://radionomade.art/