DBFS2020 – Liz Sandoval: Visita sonora – Cada caminho é um poema

 

Liz Sandoval

Abstract
A ambientação sonora da visita traz poemas e textos sobrepostos aos sons e ruídos gravados em horários de grande movimentação. Já a paisagem conduz o olhar do passeante por lambe-lambes e interferências urbanas criadas pelo Coletivo, e por um lugar quase desabitado por corpos. Patrícia Del Rey, integrante do Transverso, arrisca dizer que se trata de um “cinema imersivo onde a personagem, no caso o participante, está presencialmente inserida na cena”. Quando o olhar sobre a rua se “des-insensibiliza” diante do poema imprevisto na calçada, cada esquina passa a representar a oportunidade do acaso, a chance de encontrar uma dramaturgia, de descobrir novos sentidos, de formular novas cenas cotidianas. Visita Sonora é um convite a passear pela cidade não mais contando os minutos que escorrem de nossos pulsos, mas procurando a poesia viva nos espaços compartilhados.

Com o tema “Memórias em Construção”, Cinema Urbana – Festival Internacional de Cinema de Arquitetura, na edição de 2019, promoveu o debate acerca da noção do patrimônio e dos processos de construção da memória na sociedade contemporânea. Fluxos migratórios, turismo em massa, aumento da população nos centros urbanos e novas formas de sociabilidades permearam as narrativas dos filmes selecionados e das atividades propostas pelo Festival.

O evento, que aconteceu em outubro de 2019, ocupou o Cine Drive-in, os Institutos Federais do Recanto das Emas e de Samambaia e, no Setor Comercial Sul, o Museu Correios, o Corredor Central e a CAL – Casa da Cultura da América Latina da UnB. Além da exibição de filmes, foram realizados painéis temáticos, palestras com pesquisadores [brasileiros e estrangeiros], e intervenções artística e urbana em espaços públicos, tudo com entrada franca.

Imagens de divulgação: bit.ly/VistaSonora
https://www.cinemaurbana.com/experiencias

 

Biografia

O Coletivo CINEMA URBANA é um projeto de extensão universitária, composto por alunas e ex-alunas da Universidade de Brasília de diferentes áreas do conhecimento – Comunicação, Arquitetura, Antropologia e Artes Visuais– e que encontraram na produção audiovisual um ponto de referência para o desenvolvimento de suas pesquisas e projetos. Com experiência em produção/realização de projetos culturais, encontaram-se para realizar a edição do festival de cinema de arquitetura ArchCine, em Brasília em 2018. A partir desse evento continuam juntas na realização de outros projetos em conjunto: filmes, mostras, festivais e curadoria.

O Coletivo TRANSVERSO foi criado em 2011 com o propósito de pesquisar, desenvolver e realizar intervenções poéticas no espaço público. Desde então trabalha com arte urbana e poesia, a partir de técnicas como o stêncil, o lambe-lambe, o grafite, a projeção, a performance, a criação de monumentos, entre outras.

AUTORA/ RESPONSÁVEL PELA SUBMISSÃO:
Liz Sandoval
Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2000), estuda as interseções entre o cinema e a cidade nas relações de representação, prática social e memória, concentrando-se principalmente na cidade moderna e planejada de Brasília. Mestre em Arquitetura e Urbanismo na linha de pesquisa Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo com a dissertação “Brasília, cinema e modernidade: percorrendo a cidade modernista” (2014) na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília FAU/UnB, dá continuidade à pesquisa no doutorado, em andamento, no mesmo Programa de Pós-Graduação. Possui artigos publicados sobre a cinematografia brasiliense, realizou mostras e festivais de cinema de arquitetura, sendo 2 mostras dedicadas ao cinema de Brasília e da UnB. Lecionou as disciplinas de Projeto de Arquitetura, Planejamento Urbano na Universidade Paulista, campus Brasília. Foi idealizadora e diretora do Archcine Brasília – Festival Internacional de Cinema de Arquitetura, em 2018 e da Cinema Urbana – Festival Internacional de Cinema de Arquitetura, em 2019.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *